terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Potencial Infantil

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Artigo: Potencial infantil

Por Liliane A. Santos Dutra
 
Muito se ouve falar acerca de como é importante educar as crianças mais cedo em tempos de globalização, ou que é preciso educar para uma cidadania global, que reconhece e valoriza a diversidade existente no mundo.
Por outro lado, Mário Sérgio Cortella afirma que existe uma grande confusão e uma supervalorização do passado e do futuro. E o presente, o que fazer com ele? É como se estivesse sacando o futuro com antecipação, gastando energia das futuras gerações fazendo com que muitas crianças vivam em ambientes com novas configurações. Os adultos têm sido obrigados a procurar trabalho devido ao novo estilo de vida. Dessa forma, ao passo em que algumas crianças chegam com o currículo oculto diferenciado, temos crianças com sérios prejuízos no campo do desenvolvimento intelectual, ou melhor, com a “Inteligência Adormecida”, crianças saudáveis e muitas vezes com a situação financeira aparentemente favorável, mas com dificuldades de aprendizagem.
Para Celso Antunes (2009), pesquisador da mente humana “a educação infantil é tudo, o resto quase nada”. Portanto, o que cabe à educação é diversificar seus meios de estímulos, de apresentar de forma compatível a capacidade cerebral da criança. Os primeiros cinco anos de vida de um ser humano são fundamentais para o desenvolvimento de suas inteligências. Essa área do organismo não nasce pronta, isso vai acontecendo aos poucos até os dez anos.
Por isso, torna-se indispensável que a sociedade tenha um olhar diferenciado para a primeira infância no sentido de oferecer condições favoráveis para que as crianças desenvolvam e sejam estimuladas coerentemente em suas áreas de inteligências para que possam ser mais competentes. É preciso ainda que promovam a formação continuada de professores e educadores, reflexivos, éticos, críticos que incluam e conscientizem as famílias desde cedo numa organização dialógica reflexiva em defesa de formação de pessoas talentosas.
Muitos dos resultados das avaliações de baixo desempenho e proficiência podem ser causados também pela educação de poucos cuidados. Muitas crianças nascem inteligentes e aos poucos são moldadas ou atrofiadas pelos ambientes desfavoráveis entre as famílias e a escola.
ACORDA Brasil! Os nossos estudantes estão ficando marginalizados internacionalmente pela educação de baixo nível. De quem é a culpa?

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